top of page
Search
Writer's pictureAndreia Simas

Dos livros de história à realidade: Ouro Preto é um encontro do passado com o futuro

Chegando a Ouro Preto a paisagem muda. Os muitos caminhões, a terra vermelha, a Gerdau, tudo fica para trás, inclusive o calendário. O portal do tempo eu não sei bem onde fica, mas acho que está próximo da parte da estrada onde as montanhas ficam pretas. A cor escura da pedra se confunde com a cor escura da vegetação queimada pelo fogo. A energia fica densa, é inegável.


Talvez seja mesmo o sofrimento da mãe Terra, violada através de suas montanhas valiosas, ou pela dor dos nossos irmãos escravizados, ou pelos massacres dos povos originários dessa terra. Ali se deu a única guerra declarada de D. João contra o povo indígena. O motivo? A resistência a ocupação do seu território.


Entrar em Ouro Preto me levou para Portugal. E também para Cusco. Alguma coisa na minha cabeça conectou com esses dois lugares.


Muita lomba íngreme. Muita montanha. Muitas igrejas. Muito passado e muito futuro também, afinal, Ouro Preto é sede da UFOP e a capital das repúblicas estudantis do Brasil.


Ah e o museu da Inconfidência… cheguei com zero expectativa. Sai transtornada e transformada. Sobretudo, sai encantada. A intervenção do coletivo Refundação, misturando arte moderna, protesto e história foi simplesmente inesquecível, nunca vimos nada igual.


A Conjuração Mineira foi uma grande desculpa para gente olhar para dentro e para trás e ter a certeza de que ainda estamos construindo nossa identidade brasileira.


Também foi impossível não pensar em Mariana, em Brumadinho e no Ailton Krenak. O que ele estaria fazendo agora? Onde andará? Ailton resiste nas Minas Gerais. Liberdade, ainda que tardia. Sempre vale a pena.


E de Minas, além de kilos a mais, louças novas e doce de leite e café, trouxe a certeza de que vale a pena ser brasileira. Vale a pena estar viva nesse agora para entender o antes e construir o depois.


Te amo, MG ❤️🇧🇷✨


Igreja São Francisco


Trilha no Parque das Andorinhas (o parque tem entrada gratuita, é muito organizado, não é petfriendly, Moca entrou como Service Dog)



Cachoeira das Andorinhas — assustadora e encantadora




Airbnb onde ficamos - Solar da Pianista (3 andares só pra nós)

Museu da Inconfidência - Com intervenção artística do coletivo Refundação. https://www.centralgaleria.com/noticias/refundacao-museu-da-inconfidencia







25 de outubro de 2024

Ouro Preto, MG

2 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page